Infraero conclui obras na pista do Aeroporto de Belém

A Infraero concluiu as obras de manutenção na pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA). A realização das intervenções contou com um investimento de mais de R$ 84 milhões que garantiram a disponibilidade do pavimento para as operações aeroportuárias.   

Além da recuperação do pavimento, as obras contemplaram ainda a adequação da faixa de pista, alargamento das taxyiways, implantação de zonas de segurança de fim de pista (Resas), e novas áreas de giro de aeronaves. 

A iluminação noturna também foi modernizada e agora conta com tecnologia em LED e circuitos duplos. Assim, o Aeroporto de Belém se mantém adequado às normas de segurança nacionais e internacionais para receber voos noturnos, além de ganhar eficiência na movimentação de aeronaves. 

O superintendente de engenharia da Infraero, Giuliano Capucho, afirma que as obras são fundamentais para a manutenção da segurança nas operações. “Os serviços atendem a padrões internacionais de qualidade e visam a garantir ainda mais segurança aos viajantes que embarcam e desembarcam em Belém”, acrescenta. 

Para realização dos serviços, a pista foi interditada em horários contrários às operações de pousos e decolagens na pista, de forma a não causar impactos aos voos. Toda a obra seguiu critérios de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), inclusive em relação aos requisitos de aderência para as pistas dos aeroportos brasileiros.